Racionalidades e afetividades: escritas da história em uma República racialista
- ISBN digital: 9786559396917
- ISBN impresso: Publicação apenas digital.
- DOI: 10.31560/pimentacultural/2023.96917
Autor: Clayton José Ferreira
Este livro trata de algumas possibilidades da escrita da história, das ideias e narrativas de certa parcela da intelectualidade do início do século XX. Os focos principais foram as análises dos ensaios Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira (1928) de Paulo Prado (1869-1943), membro branco da elite econômica e social paulista, e a Bahia de Outrora: vultos e fatos populares (1916) de Manuel Querino (1851-1923), homem negro, baiano, e que não era parte da elite socioeconômica local. Ainda, debatemos suas respectivas tematizações em periódicos das décadas de 1910 à 1930. As hipóteses elaboradas são as de que, a) sem um falso pressuposto da neutralidade e objetividade histórica, houveram nestes ensaios a busca por reflexões a respeito das perspectivas de ação no presente através da tematização do passado brasileiro; b) este uso pragmático do passado se organiza a partir do que chamamos de sentido e de presença, ambos no interior de uma mobilidade ético-política; c) podemos refletir acerca de parte desta historicidade por meio dos ensaios e dos periódicos nesta temporalidade; d) o ensaio é um gênero textual adequado para a incorporação da presença, do sentido e do ético-político nos trabalhos dos autores com os quais trabalhamos.
Agradecimentos
Introdução
Apontamentos sobre a formatação de cânones
Capítulo 1
Razões afetivas e ciências sensitivas nos ensaios
Presença, sentido, ética e política
A plasticidade do ensaio
Ensaio e tematização do passado
Considerações a respeito da circularidade de ideias e manutenção de referenciais na América Latina
Linguagens e articulações entre experiências no tempo
Capítulo 2
Escrita da história, presença, sentido e elementos ético-políticos em A Bahia de Outrora de Manuel Querino
Passados simultâneos, materialidades e cotidianidade
Querino e as experiências na história: a presença viva e colorida dos afro-brasileiros e de outros sujeitos no passado
Capítulo 3
A obra de Querino em questão: o ensaio, os periódicos, as narrativas e os debates (1916-1939)
O intelectual negro e a ciência racialista na imprensa
A Bahia de Outrora, seu autor e outras de suas publicações discutidas em periódicos7
Convergências e outros prismas a partir da obra de Querino
Capítulo 4
Produção de sentido e presença na escrita de Prado
Os passados pintados por Prado
Experiências latentes e passados rejeitados no Retrato do Brasil
Capítulo 5
Aspectos da historicidade: O Retrato do Brasil tematizado em periódicos
Caminhos e escolhas no estudo dos periódicos que abordaram o Retrato do Brasil
Olhares sobre o retrato: discussões e narrativas acerca do texto de Prado
Realidades compartilhadas: debates e contrapontos tratados nos periódicos
Considerações finais
Referências documentais
Referências bibliográficas
Sobre o autor