Olhos brancos sobre o sagrado negro: a construção da africanidade nas imagens de Pierre Verger (1902-1996)

Autor: Marcos Antônio Cunha Torres
A pesquisa aborda a relação entre experiência, imaginação e percepção na análise da obra fotográfica de Pierre Verger, explorando como suas imagens retratam a profundidade simbólica das religiões afro-brasileiras e as relações raciais no Brasil. Ao investigar a fotografia como meio de diálogo cultural e sensorial, o estudo destaca a complexidade dos processos de representação e sua intersecção com a modernidade e a tradição, evidenciando tensões entre realidade e imaginário na construção de identidades e memórias coletivas.
SUMÁRIO Dra. Heloisa Selma Fernandes Capel Prefácio Introdução CAPÍTULO 1 A construção do olhar europeu sobre o Brasil: paraíso e inferno negro Visões da terra: da edenização aos grilhões do corpo correntes da mente: o racismo científico O cativeiro negro nas fotografias oitocentistas O Século XX e a definição de novos olhares sobre os negros CAPÍTULO 2 Sob as lentes de Pierre Verger: deslocamento, corpo e sacralidade Experiências do Ocidente e o olhar sobre o Outro: trajetórias de Verger Entre o horizonte e o corpo: olhares de Verger A construção da imagem e do tema: Verger se reinventa O profano masculino e o sagrado feminino CAPÍTULO 3 O discurso sobre o candomblé e nacionalização: imagens do sagrado negro e seu empoderamento O sagrado negro no Brasil, texturas e nervuras O arco-íris em preto e branco: mensageiro entre dois mundos Imagens da desierarquização: o sagrado é poder Considerações Finais Referências Sobre o autor Índice remissivo

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