Música Extrema em Deba(r)te: Saberes e Práticas Marginais
- ISBN digital: 9786559399925
- ISBN impresso: 9786559399932
- DOI: 10.31560/pimentacultural/2024.99925
Organizadores: Rodrigo Barchi, Cristiano dos Passos, Cris Bahy e Guga Burkhardt
Queríamos, e ainda queremos, de todas formas, pôr em evidência a potência em ato da Música Extrema como manifestação legítima de uma anti/contra/sub/outra cultura, que, se por um lado, não se submete aos ditames do capital, do Estado, da religião, da militarização, das hierarquias familiares patriarcais, ao mesmo tempo estava, por outro lado, recheada de contradições, violências e más contaminações da sociedade que essa mesma Música Extrema ansiava em rechaçar.
SUMÁRIO
Thífani Postali
Paulo Celso da Silva
Prefácio
Rodrigo Barchi
Cristiano dos Passos
Cristiane Bahy
Guga Burkhardt
Apresentação
PARTE 1
URROS
CAPÍTULO 1
Cristiane Bahy
Fazendo gênero no metal: mulheres, suas experiências e os processos de generificação na cena metal extremo
CAPÍTULO 2
Melina Aparecida dos Santos Silva
Diáspora d.C: Itankale e o Quilombo moderno na música
CAPÍTULO 3
Susane Rodrigues de Oliveira
Thais Nogueira Brayner
Bellatrix: histórias de mulheres guerreiras e modos de subjetivação femininos na música Death Metal do Frantic Amber
Guga Burkhardt
Contos e encontros com a música pesada 1
a casa em outra dimensão
PARTE 2
GRIFOS
CAPÍTULO 4
Cristiano dos Passos
Traduções extremas: diálogos interartísticos do metal extremo
CAPÍTULO 5
Lucas Martins Gama Khalil
Luís Felipe Souto Loyola
A ferrovia do diabo: prática discursiva e espaços da arte no Metal Extremo
CAPÍTULO 6
Renan Marchesini de Quadros Souza
Música extrema: considerações sobre a linguagem
CAPÍTULO 7
Bernard Arthur Silva da Silva
Estética caótica ou antifascista? Cena musical, política, estética através do Facebook e capas dos álbuns de bandas paraenses de thrash metal em tempos de biopolítica
CAPÍTULO 8
Leonardo Carbonieri Campoy
Sérgio Gabriel Fermino Nunes da Cruz
Que raízes? Sepultura e a redescoberta do nacional no álbum Roots (1985-1996)
CAPÍTULO 9
Ciberpajé
Magia, música industrial pós-humanista e quadrinhos: Biotecnolobo Antibinário e a sua insurgência contra o Binarismo Anticósmico
Guga Burkhardt
Contos e encontros com a música pesada 2
O bombardeio
Aldo Costa
Assim como o fim
PARTE 3
FUGAS
CAPÍTULO 10
Bruno Simões Friestino
Imagens nos zines punk: Potência, Essência e Identidade
CAPÍTULO 11
Moacir Oliveira de Alcântara
Anarcho-punk e letramento racial: subjetivação, singularização e antirracismo na música do grupo Civil Disobedience
CAPÍTULO 12
Pablo Andrés Vidal Vargas
Transgresión, autogestión y profesionalismo: el trabajo artístico en el metal extremo del Aglomerado Gran Buenos Aires (AGBA), 2008-2019
CAPÍTULO 13
Fábio Alexandre Tardelli Filho
Riffs subversivos: profanando os bandeirantes na educação
CAPÍTULO 14
Rodrigo Barchi
As educações ambientais e o terror atômico: a bomba nuclear nas capas da Música Extrema
CAPÍTULO 15
Wescley Dinali
Des(educando) os ouvidos: Harsh Noise e e e
Guga Burkhardt
Contos e encontros com a música pesada 3
A série punk rock
PARTE 4
ESCURIDÃO
CAPÍTULO 16
Arilson Paganus
O paganismo indiano no heavy metal: uma resistência sônica à opressão judaico-cristã
CAPÍTULO 17
Anderson Cleiton Fernandes Leite
Emerson Ferreira Gomes
I.N.R.I. do Sarcófago e a epistemologia da gambiarra: fluxo e refluxo entre centros e periferias na cena black metal mundial
CAPÍTULO 18
Felipe Parra
Tadeu Iuama
Corpse paint e shroud: duas estéticas em sobreposição na trajetória do black metal
CAPÍTULO 19
Reubert Marques Pacheco
Arte extrema, ações extremas: os casos de destruição de igrejas na Noruega na década de 1990
CAPÍTULO 20
Sérgio Ribeiro Kneipp
Apontamentos sobre a metafísica do black metal
Guga Burkhardt
Contos e encontros com a música pesada 4
O mausoleum
Alcides Burn
A fonte necronomical
Robson Desgraça
Manifesto
Autoras, por elas mesmas
Autores, por eles mesmos
Artistas, por eles mesmos
Índice remissivo