“Eu sou da lira, não posso negar”: Trajetórias de vida, memórias e políticas culturais nas bandas civis centenárias de Campos dos Goytacazes (RJ)
- ISBN digital: 978-8572212083
- ISBN impresso: 9788572212076
- DOI: 10.31560/pimentacultural/978-85-7221-208-3
Autora: Karina Barra Gomes
A obra apresenta uma pesquisa de tese de caráter documental, bibliográfico e sociológico para compreender os modos de vida e de permanência de músicos em três corporações oitocentistas no Estado do Rio de Janeiro. Elencamos os estudos culturais como arcabouço teórico interdisciplinar, entendendo que as experiências do cotidiano se caracterizam pela interação entre consciência, memória, identidade e subjetividade. Os modos de vida nas Bandas Civis, suas práticas e ações culturais se somam à longevidade desses agrupamentos centenários: Lira de Apolo, Lira Conspiradora e a Lira Guarany.
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
CAPÍTULO 1
A Cultura e seus desdobramentos histórico-sociais
1.1 Cultura e Estudos Culturais
1.2 Cultura Residual e Cultura Emergente
1.3 Cultura Popular
1.4 Memória Social / Coletiva e Identidade como elementos da cultura
CAPÍTULO 2
Das Políticas Sociais para as Políticas Culturais
2.1 Políticas Sociais e Direitos Sociais
2.1.1 Direitos Culturais
2.2 Políticas Culturais e os Paradigmas da Ação Cultural
2.2.1 Mecenato
2.2.2 Democracia Participativa ou Sociocultural
2.2.2.1 Educação Social: a didática da participação
CAPÍTULO 3
Contexto e processos formativos das Sociedades Musicais
3.1 Processos de formação identitária dos músicos do Brasil tecida nos espaços de produção de cultura em Campos dos Goytacazes
3.1.1 Os primórdios das formações musicais no Brasil
e na Vila de São Salvador de Campos dos Goytacazes
3.1.2 De vila à cidade: música urbana, memórias e afetividade nas Liras
CAPÍTULO 4
Metodologia de pesquisa: as agremiações como locus de estudo
4.1 Sujeitos da pesquisa e métodos adotados
4.2 Sociedade Musical Lira de Apolo
4.2.1 Ponto dos músicos
4.2.2 Táticas de permanência
4.3 Sociedade Musical Lira Conspiradora
4.3.1 Trazendo de volta o que não se esqueceu
4.4 Sociedade Musical Lira Guarany
4.4.1 Modos de fazer e modos de viver como formas de sobrevivência
4.5 Associação de Bandas Civis de Campos dos Goytacazes
CAPÍTULO 5
Histórias de Músicos
5.1 Análise da “coletânea de narrativas”
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Apêndices
Apêndice 1 Carta de cessão de direitos autorais sobre depoimento oral
Apêndice 2 Roteiro da entrevista história oral de vida
Apêndice 3 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de Ésio Ribeiro Amaral
Apêndice 4 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de Ricardo de Azevedo
Apêndice 5 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de José Amaro Manhães
Apêndice 6 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de Matheus dos Santos Ferreira Campos
Apêndice 7 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de Álvaro Martins Siqueira
Apêndice 8 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de José Jorge da Silva Lírio
Apêndice 9 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de Dalton Luiz da Silva Freire
Apêndice 10 Ficha técnica de dados da entrevista história oral de vida de Jorge Ribeiro Coelho
Anexos
Anexo 1 – Relato de Ésio Ribeiro Amaral
Anexo 2 – Relato de Ricardo de Azevedo
Anexo 3 – Relato de José Amaro Manhães
Anexo 4 – Relato de Matheus dos Santos Ferreira Campos
Anexo 5 – Relato de Álvaro Martins Siqueira
Anexo 6 – Relato de José Jorge da Silva Lírio
Anexo 7 – Relato de Dalton Luiz da Silva Freire
Anexo 8 – Relato de Jorge Ribeiro Coelho
Sobre a autora
Índice remissivo