Arquétipos do Sul Global: a Divina Comédia entre o Ceará, o Nordeste e o Sul do Mundo

Organizador: Yuri Brunello
A Divina Comédia influenciou as culturas do Sul global? O presente livro propõe uma leitura da Divina Comédia e da sua circulação através de uma ótica que, ao mesmo tempo, é local, nacional e global. O que interessa no presente livro não são as influências, mas as recriações, as ressignificações, das quais a obra-prima de Dante foi objeto, tanto no Ceará como no Nordeste e no Sul do Mundo. Todos os textos são derivados de apresentações propostas no I Colóquio Arquétipos do Sul Global: a “Divina Comédia” entre o Ceará, o Brasil e o Sul do Mundo, realizado em Fortaleza nos dias 26 e 27 de março de 2024 na Universidade Federal de Ceará e no dia 28 de março de 2024, no Espaço O Povo.
SUMÁRIO Rumo a um Dante decolonial. Sobre os “bárbaros” do Sul global Yuri Brunello CAPÍTULO 1 Matteo Palumbo Dante, Nápoles e os Suis do Mundo CAPÍTULO 2 Andrea Mazzucchi Um Dante não italiano: um episódio da fortuna de Dante na França na primeira metade do século XIX CAPÍTULO 3 Marco Berisso O Dante de Araripe Júnior e o dantismo italiano na era positivista CAPÍTULO 4 Davide Grossi Da Ingens sylva ao Grande Sertão: Dante e Vico na obra de Guimarães Rosa CAPÍTULO 5 Yuri Brunello Dante, Rosa, Pasolini. Uma língua para o Sul global CAPÍTULO 6 Vittorio Celotto “Ao longo dos graus do Ser”: Pasolini entre poesia popular e poesia dialetal CAPÍTULO 7 Bernardo De Luca Pasolini e o Terceiro Mundo CAPÍTULO 8 Marcelo Magalhães Leitão A prática culta da vida, em estilo tropical: Araripe Júnior e a luta pelo caminho na selva selvaggia CAPÍTULO 9 Leandro Vidal Carneiro O inefável e o indizível: relações possíveis entre Couto, Rosa e Dante Sobre o organizador Sobre os autores e autoras Índice remissivo

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