O ambíguo objeto do desejo: a figuração da utopia em The Dispossessed, de Ursula K. Le Guin
- ISBN digital: 9786559397211
- ISBN impresso: Publicação apenas digital.
- DOI: 10.31560/pimentacultural/2023.97211
Autor: Alysson Oliveira Coordenação: Mayumi Ilari, Daniel Ferraz
A obra-prima de ficção-científica de Ursula K. LeGuin, Os Despossuídos, é o tema deste estudo histórico-materialista, que a investiga a partir das utopias dos anos de 1960, e de como estas aspirações, figuradas no romance, foram cooptadas pelo neoliberalismo, uma razão de pensamento vigente até hoje, tornando, assim, impossível o surgimento de novas utopias na literatura e na vida.
Prólogo
“As you know, Captain”
Capítulo 1
“Who can blame her?”: A forma da sf e os anos de 1960/70 em The Dispossessed
“Science Fiction is really about now”
“I have been in Hell at last”
Capítulo 2
Look homeward, alien: a dialética das formas em The Dispossessed
“I want solidarity, human solidarity”
A utopia emparedada de Anarres
“We don’t cooperate. We obey”
“Where were the hands, the people who made?”
Capítulo 3
“Sharers not owners”: Rebelião, Anarquismo e Revolução em The Dispossessed
“Liberdade não é o contrário de coerção”
“We don’t leave Anarres because we are Anarres”
Capítulo 4
“Can you have a utopian society without somebody somewhere suffering?”: A utopia e a distopia no mundo de hoje
“Walking away is meaningless”
A meia-vida da utopia
Epílogo
“We live in utopia; it just isn’t ours”
O apocalipse como saída
Bibliografia
I) Ficção
II) Teoria, Crítica e Artigos
Sobre o Autor
‘Notas de fim’
Índice Remissivo