Olhos brancos sobre o sagrado negro: a construção da africanidade nas imagens de Pierre Verger (1902-1996)
- ISBN digital: 9788572212649
- ISBN impresso: Publicação apenas digital
- DOI: 10.31560/pimentacultural/978-85-7221-264-9
Autor: Marcos Antônio Cunha Torres
A pesquisa aborda a relação entre experiência, imaginação e percepção na análise da obra fotográfica de Pierre Verger, explorando como suas imagens retratam a profundidade simbólica das religiões afro-brasileiras e as relações raciais no Brasil. Ao investigar a fotografia como meio de diálogo cultural e sensorial, o estudo destaca a complexidade dos processos de representação e sua intersecção com a modernidade e a tradição, evidenciando tensões entre realidade e imaginário na construção de identidades e memórias coletivas.
SUMÁRIO
Dra. Heloisa Selma Fernandes Capel
Prefácio
Introdução
CAPÍTULO 1
A construção do olhar europeu sobre o Brasil: paraíso e inferno negro
Visões da terra: da edenização aos grilhões do corpo correntes da mente: o racismo científico
O cativeiro negro nas fotografias oitocentistas
O Século XX e a definição de novos olhares sobre os negros
CAPÍTULO 2
Sob as lentes de Pierre Verger: deslocamento, corpo e sacralidade
Experiências do Ocidente e o olhar sobre o Outro: trajetórias de Verger
Entre o horizonte e o corpo: olhares de Verger
A construção da imagem e do tema: Verger se reinventa
O profano masculino e o sagrado feminino
CAPÍTULO 3
O discurso sobre o candomblé e nacionalização: imagens do sagrado negro e seu empoderamento
O sagrado negro no Brasil, texturas e nervuras
O arco-íris em preto e branco: mensageiro entre dois mundos
Imagens da desierarquização: o sagrado é poder
Considerações Finais
Referências
Sobre o autor
Índice remissivo