A essência da música é a interiorização do cosmos: sobre a experiência musical em Agostinho de Hipona
- ISBN digital: 9786559398546
- ISBN impresso: 9786559398553
- DOI: 10.31560/pimentacultural/2023.98546
Autor: Gustavo Augusto da Silva
A música foi e ainda é parte importante dos ritos religiosos no Ocidente. Agostinho, importante filósofo dos primeiros séculos do cristianismo, buscou identificar e elaborar uma espiritualidade pautada no fazer musical; destarte, a presente obra mostra em como o som e o silêncio são ações que auxiliam o caminho interior e podem ser instrumentos de ascese de acordo com a filosofia do mestre de Hipona.
SUMÁRIO
Introdução
CAPÍTULO 1
Prelúdio: ontologia e antropologia – Agostinho e a perfectibilidade humana
1.1 Ontologia agostiniana: um compósito
1.1.1 O maniqueísmo e a busca pela Sabedoria
1.1.2 Os neoplatônicos: uma íntima relação conceitual
1.2 Antropologia: a tríade relacional
1.2.1 Homem
1.2.2 Deus
1.2.3 Comunidade
CAPÍTULO 2
Primeiro movimento: sobre relações – influências culturais e a antiguidade clássica
2.1 A África de Agostinho e o cristianismo em Milão: acenos de multivalência cultural
2.1.1 África
2.1.2 Milão
2.2 Trivium quadriviumque: antiguidade clássica
2.2.1 Mitos inspiram a arte: Orfeu e a catarse musical
2.2.2 Pitágoras: a música como medida e ordenação do kaos
2.3 Agostinho e as artes liberales
CAPÍTULO 3
Segundo movimento: o poder espiritual da música – lógica, pedagogia e ascese
3.1 De musica: a lógica do fazer musical
3.2 Música e sua influência negativa na patrística (?)
3.3 Enarrationes in psalmos: o canto cristão na sua pedagogia
3.4 Jubilus agostiniano: a máxima da experiência ascética
Coda: considerações finais
Referências