Entre fios, pistas e rastros: os sentidos emaranhados da internacionalização da Educação Superior

Autora: Juliana Zeggio Martinez Coordenação: Mayumi Ilari, Daniel Ferraz
Esta obra problematiza o emaranhado de sentidos que constituem o cenário da internacionalização da Educação Superior em tempos de globalização neoliberal. Seu ponto de partida está na inseparabilidade entre internacionalização, colonialidade, globalização e neoliberalismo. Com base no programa latino-americano de modernidade/colonialidade, a pesquisa puxa fios e investiga pistas e rastros do que compreende ser a internacionalização, com o intuito de complexificar sua conceituação a partir do imbricamento da linha da colonialidade e da linha da nova ordem mundial.
Parte I Introdução Entre fios, pistas e rastros A contingência da pesquisa, seus objetivos e perguntas Capítulo 1 Programa de pesquisa latino-americano modernidade/ colonialidade: um outro paradigma 1.1 A violência irracional da modernidade 1.2 A inexistência de justificativa conceitual da modernidade 1.3 Universidade, ciência e filosofia cúmplices da modernidade 1.4 O projeto de transmodernidade como alternativa Parte II Questões sobre internacionalização da educação superior O pensamento abissal da internacionalização da Educação Superior Vamos ser o Outro em nossos próprios termos Do problema do consenso à proposta de interculturalidade crítica latino-americana Considerações finais A inconclusão e o inacabamento Referências Sobre a autora Índice remissivo

eBook gratuito disponível nas plataformas

Venda e distribuição nacional de livros impressos

Esta obra está disponível apenas na versão digital. Temos outros livros na versão impressa, para conferi-los clique nos links dos marketplaces abaixo.